Frans Brüggen
- My Bisel
- 24 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de mar. de 2018
Flautista e Maestro

O flautista holandês Frans Brüggen foi considerado um dos principais especialistas em Música Antiga na segunda metade do século XX.
Estudou Flauta de Bisel no Amsterdklyceum e na Universidade de Amesterdão.
Lecionou no Conservatório Real em Haia, na Universidade de Harvard e na Universidade de Berkeley. Também foi um palestrante por toda a Europa incidindo as suas apresentações sobre o repertório e a técnica flautista.
Vários compositores europeus escreveram músicas para Flauta de Bisel inspirados neste flautista. O compositor Luciano Berio descreveu-o como "um músico que não é arqueólogo, mas um grande artista".
Teve uma grande carreira como intérprete virtuoso da Flauta de Bisel tanto em repertório de Música Antiga com peças contemporâneas. Como solista de flauta, ele estava igualmente em casa em performances de mestres barrocos e compositores de vanguarda contemporâneos.
Fundou a Orquestra do século XVIII, agrupamento constituído por membros de vários países. O repertório desta orquestra inclui obras de Purcell, Bach, Rameau, Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert e Mendelssohn, entre outros.
Frans Brüggen trabalhou com orquestras como a Orquestra de Câmara de Rádio Holandesa, Orquestra da Era do Iluminismo, Orquestra Real de Concertgebouw, Orquestra Filarmónica de Roterdão, Orquestra de Câmara da Europa, Orquestra Filarmônica de Oslo, Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham, Orquestra Filarmônica de Viena, Orquestra Tonhalle, Royal Orchestra Filarmônica de Estocolmo e a Orquestra de Câmara Inglesa.
Comments